Rebentos em casa

Um jardim comestível na cozinha

Uma semente é como que uma pequena cápsula de vida. Adicione um pouco de água e desabrocha numa nova planta. As sementes germinadas são alimentos super nutritivos, que oferecem uma fantástica fonte de proteína vegetal e poderosas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres. Cultivar rebentos em casa é uma forma simples e agradável de melhorar a sua saúde… experimente!

Como posso fazê-lo?

Para criar uma despensa de rebentos variada, comece por escolher sementes de legumes, cereais ou vegetais que são cultivados de forma orgânica e não foram tratados com produtos químicos. Os recipientes próprios estão à venda em diversos locais, mas pode improvisar com um recipiente não metálico.

Aqui encontra instruções passo-a-passo:

  1. Coloque uma colher de sopa de sementes num frasco de vidro, cubra com água e deixe embeber durante 3 a 24 horas para hidratar corretamente.
  2. Enxague e drene bem as sementes e coloque-as num germinador, bem espalhadas. De seguida, tape o tabuleiro com uma tampa ou o jarro com gaze para protegê-las de correntes de ar e do bolor.
  3. É importante manter uma temperatura ambiente de 20-21 °C durante todo o processo. Coloque o germinador num local escuro e tape com um pano, como se estivessem no chão. As sementes devem manter-se húmidas, mas não submersas. Deixe repousar por 24 horas.
  4. Lave tudo muito bem e espalhe as sementes novamente. Coloque num local escuro e repita este passo durante dois ou três dias.
  5. Quando as sementes começarem a germinar (com um rebento de 1 a 2 cm), lave com água e limpe cuidadosamente os rebentos para remover as sementes que não foram germinadas e as cascas dos rebentos.
  6. Depois de limpos e humedecidos, tape novamente com uma tampa ou cubra o frasco de vidro com gaze.
  7. Coloque-os num local com luz natural (mas não com luz solar direta) durante alguns dias para permitir que a clorofila se desenvolva.

E o que posso fazer com os rebentos?

Utilize-os para dar um toque especial aos seus cremes e gaspachos, por exemplo no gaspacho de beterraba. Não só vai dar uma aparência mais estética, como também o tornará num prato mais completo e nutritivo.

Ficou interessado(a) em cultivá-los?